Ir direto para menu de acessibilidade.

EMBRAPII para empreendedores

Publicado: Domingo, 06 de Outubro de 2024, 07h41 | Última atualização em Terça, 08 de Outubro de 2024, 16h40 | Acessos: 183
imagem sem descrição.

Nesta seção, você encontra tudo o que precisa saber sobre como a EMBRAPII e o Polo de Inovação de Matão podem ajudar a encontrar soluções inovadoras para a sua empresa.

1. Sobre a EMBRAPII

2. Sobre o Polo de Inovação de Matão

3. Como participar de um projeto EMBRAPII

4. O financiamento do projeto

5. Por onde começar

1. Sobre a EMBRAPII

A EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), desde 2013, atua fomentando a inovação na indústria brasileira, através da oferta de recursos financeiros não-reembolsáveis, isto é, que não precisam ser devolvidos, provenientes do Governo Federal, para a realização de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) voltadas às demandas da indústria.

Logotipo da EMBRAPII

A EMBRAPII atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. Ao compartilhar riscos de projetos com as empresas, o objetivo é estimular o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força competitiva das empresas tanto no mercado nacional como no internacional.

2. O Polo de Inovação de Matão

Desde 2020, nosso Polo de Inovação é a Unidade EMBRAPII do Instituto Federal de São Paulo, credenciada para desenvolver projetos inovadores da área da Tecnologia e Engenharia de Alimentos. O Polo está situado na cidade de Matão, interior do estado de São Paulo, no campus do IFSP local, que oferece cursos de nível técnico integrado ao Ensino Médio, de nível superior e de pós-graduação lato sensu, dentre os quais estão o curso técnico em Alimentos integrado ao Ensino Médio e, em nível superior, o curso de Engenharia de Alimentos.

Logotipo do Polo de Inovação de Matão

A Unidade oferece recursos financeiros não-reembolsáveis, infraestrutura de última geração, e pesquisadores qualificados para atender às demandas tecnológicas na área credenciada de Tecnologia e Engenharia de Alimentos, em três linhas de pesquisa: (1) Pesquisa e desenvolvimento de processos e métodos de análise de alimentos; (2) Desenvolvimento de novos produtos e agregação de valor; e (3) Resíduos, subprodutos, coprodutos e energia nas indústrias de alimentos. Você pode conhecer mais sobre a atuação de cada linha clicando aqui.

3. Como participar de um projeto EMBRAPII

Para participar de um projeto EMBRAPII, a empresa deve ter um CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) principal ou secundário vinculado à indústria. Além disso, o projeto em questão deve estar enquadrado entre os níveis 3 a 6 da TRL (Escala de Maturidade Tecnológica). Você pode entender melhor sobre o que são os níveis da TRL clicando aqui.

A empresa interessada negocia, aprova e contrata o projeto diretamente com a Unidade EMBRAPII, que é a responsável por disponibilizar os recursos necessários para a sua execução, como o trabalho de pesquisadores e estudantes bolsistas, equipamentos, laboratório e insumos. Além disso, as empresas não precisam esperar pela abertura de um edital: as Unidades EMBRAPII trabalham em fluxo contínuo, podendo iniciar projetos a qualquer momento.

4. O financiamento do projeto

O financiamento do projeto é dividido em três agentes: EMBRAPII, Unidade (Polo de Inovação de Matão) e empresa. Os recursos aportados por EMBRAPII e Unidade são não-reembolsáveis, isto é, não precisam ser devolvidos pela empresa. Assim, parte dos custos do projeto é bancada pela EMBRAPII, em forma de recurso financeiro, e parte pela Unidade, por recursos financeiros ou não-financeiros, como as horas de trabalho dos pesquisadores e estudantes, uso de equipamentos e laboratórios etc.

O percentual dos recursos financeiros bancados pela empresa, bem como a frequência dos aportes financeiros, são definidos durante a etapa da negociação do projeto entre a empresa e a Unidade.

5. Por onde começar

Para dar início a um projeto EMBRAPII de inovação para sua empresa, você só precisa entrar em contato com o Polo de Inovação de Matão, para agendarmos uma reunião, presencial ou online, para que as suas demandas sejam apresentadas e você possa conhecer mais sobre a Unidade e o que podemos oferecer. Se essa conversa inicial for positiva para as necessidades da sua empresa, passamos para a fase da negociação do projeto e a construção de uma proposta técnica de trabalho, em que serão detalhados os custos, a divisão dos recursos, as etapas de execução e a propriedade intelectual sobre a tecnologia a ser produzida.

Você pode entrar em contato conosco pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., no telefone (16) 3506-0700, ou via instagram, no perfil @pimembrapii. Se quiser conhecer um pouco sobre os projetos da Unidade que estão finalizados ou em execução, clique aqui.

registrado em: