Durante a Segunda Guerra Mundial (1938 – 1945), o consumo de frango disparou nos EUA, para compensar o racionamento de carne vermelha. Com o fim do conflito, porém, a demanda tornou a cair, enquanto a produção continuava alta, o que derrubou o preço do frango e prejudicou os donos de granja americanos. Esta era a maior preocupação de um cientista de alimentos chamado Robert Baker (1921 – 2006).
Nos anos 1960, Baker chefiava um setor da Universidade de Cornell (EUA) cujo propósito era desenvolver receitas atraentes para carne de frango. De lá, saíram hambúrgueres, salsichas, almôndegas – tudo enviado de graça a centenas de restaurantes, para aumentar a demanda pela carne. A equipe também tentava fazer um frango empanado e congelado, mas encontrava dois problemas: o frango se despedaçava, e o empanamento desgrudava na fritura.
Baker e sua equipe resolveram a primeira parte moendo o frango e desidratando-o com sal e vinagre, e mantendo os pedaços unidos com leite em pó. Já o empanamento deu certo moldando o frango, congelando os pedaços, para só depois empaná-los com ovos e farinha de milho, para um novo congelamento. Estava pronta a receita do nugget de frango.
Baker deu esse nome para a invenção porque, depois de frito, os pedaços de frango irregulares e dourados pareciam pepitas de ouro – no inglês, gold nuggets. Esta receita também foi distribuída gratuitamente pelos EUA, mas não ficou popular. A sorte dos nuggets estava para mudar, entretanto, por causa do Senado americano.
Em 1977, uma comissão de senadores publicou as Metas para Dieta dos Estados Unidos, que incentivava a população a diminuir o consumo de alimentos gordurosos. Com essa preocupação, o consumo de carne vermelha caiu, e a carne de frango voltou a se tornar popular, especialmente em uma rede de restaurantes chamada McDonalds.
Para frear os prejuízos com a queda na venda dos hambúrgueres, a rede desenvolveu, nos anos 80, uma receita de frango moído, empanado e frito – os chicken mcnuggets, que foram um sucesso. Oficialmente, o McDonalds garante que chegou a receita por conta própria, e que nunca tinha ouvido falar da invenção de Robert Baker, de quase 20 anos antes.
DE ONDE VEIO ESSA HISTÓRIA?
MCKENNA, Mary. The Father of the Chicken Nugget. 28 de dezembro de 2012. Disponível em <https://slate.com/human-interest/2012/12/robert-c-baker-the-man-who-invented-chicken-nuggets.html>. Acesso em 29 de junho de 2025.
SEM AUTOR. History of the Dietary Guidelines. s/d. Disponível em <https://www.dietaryguidelines.gov/about-dietary-guidelines/history-dietary-guidelines>. Acesso em 29 de junho de 2025.
SEM AUTOR. 10 Things You Probably Didn’t Know About McDonald’s Chicken McNuggets. 27 de abril de 2022. Disponível em <https://corporate.mcdonalds.com/corpmcd/our-stories/article/10-things-mcnuggets.html>. Acesso em 29 de junho de 2025.
SEM AUTOR. Robert C. Baker, creator of chicken nuggets and Cornell chicken barbecue sauce, dies at 84. Cornell Chronicle. 16 de março de 2006. Disponível em <https://news.cornell.edu/stories/2006/03/food-and-poultry-scientist-robert-c-baker-dies-age-84>. Acesso em 29 de junho de 2025.
CRÉDITOS
Pesquisa e redação do artigo
Vinício dos Santos – Comunicação EMBRAPII IFSP
Imagens geradas via Inteligência Artificial Google Gemini.