Ir direto para menu de acessibilidade.

EMBRAPII para pesquisadores

Publicado: Domingo, 06 de Outubro de 2024, 07h41 | Última atualização em Terça, 08 de Outubro de 2024, 16h39 | Acessos: 51
imagem sem descrição.

Nesta seção, você encontra tudo o que precisa saber sobre como fazer parte de um projeto EMBRAPII como pesquisador.

1. Sobre a EMBRAPII

2. Sobre o Polo de Inovação de Matão

3. Como participar de um projeto EMBRAPII - Pesquisadores do IFSP

4. Como participar de um projeto EMBRAPII - Pesquisadores externos

5. Por onde começar

1. Sobre a EMBRAPII

A EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), desde 2013, atua fomentando a inovação na indústria brasileira, através da oferta de recursos financeiros não-reembolsáveis, isto é, que não precisam ser devolvidos, provenientes do Governo Federal, para a realização de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) voltadas às demandas da indústria.

Logotipo da EMBRAPII

A EMBRAPII atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. Ao compartilhar riscos de projetos com as empresas, o objetivo é estimular o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força competitiva das empresas tanto no mercado nacional como no internacional.

2. O Polo de Inovação de Matão

Desde 2020, nosso Polo de Inovação é a Unidade EMBRAPII do Instituto Federal de São Paulo, credenciada para desenvolver projetos inovadores da área da Tecnologia e Engenharia de Alimentos. O Polo está situado na cidade de Matão, interior do estado de São Paulo, no campus do IFSP local, que oferece cursos de nível técnico integrado ao Ensino Médio, de nível superior e de pós-graduação lato sensu, dentre os quais estão o curso técnico em Alimentos integrado ao Ensino Médio e, em nível superior, o curso de Engenharia de Alimentos.

Logotipo do Polo de Inovação de Matão

A Unidade oferece recursos financeiros não-reembolsáveis, infraestrutura de última geração, e pesquisadores qualificados para atender às demandas tecnológicas na área credenciada de Tecnologia e Engenharia de Alimentos, em três linhas de pesquisa: (1) Pesquisa e desenvolvimento de processos e métodos de análise de alimentos; (2) Desenvolvimento de novos produtos e agregação de valor; e (3) Resíduos, subprodutos, coprodutos e energia nas indústrias de alimentos. Você pode conhecer mais sobre a atuação de cada linha clicando aqui.

3. Como participar de um projeto EMBRAPII - Pesquisadores do IFSP

Pesquisadores do quadro de servidores do Instituto Federal de São Paulo estão aptos a assumirem a condição de coordenadores de projeto EMBRAPII desenvolvidos no Polo de Inovação de Matão, ou a participarem como pesquisadores em diferentes etapas do trabalho. Em ambos os cenários, sugerimos a leitura do nosso Kit Pesquisador, um guia sobre todas as etapas de trabalho de um projeto EMBRAPII, do primeiro contato com possíveis empresas interessadas, às tarefas envolvidas na execução de um projeto. E, se você é um pesquisador que já possui algum contato iniciado ou tem conhecimento sobre um projeto a ser realizado com uma empresa, entre em contato conosco, para saber mais sobre como viabilizar este trabalho através da EMBRAPII.

Coordenadores de Projeto e pesquisadores são remunerados pelo trabalho, com valores definidos na etapa de negociação com as empresas.

4. Como participar de um projeto EMBRAPII – pesquisadores externos

Pesquisadores de fora da rede do Instituto Federal de São Paulo, com ou sem vínculo com instituições de ensino e pesquisa, públicas ou privadas, podem participar de projetos EMBRAPII do Polo de Inovação de Matão. Para isso, devem se cadastrar no Banco de Talentos da Unidade, a base de dados que reúne profissionais e discentes, consultada quando a equipe de trabalho para um projeto é montada. Pesquisadores externos também são elegíveis ao recebimento de bolsas, cujos valores podem ser consultados aqui.

5. Por onde começar

Sugerimos, como primeiro passo, a leitura do nosso Kit Pesquisador, com informações detalhadas sobre o andamento de um projeto EMBRAPII. Se você tiver alguma dúvida, ou quiser conhecer mais sobre as ações da EMBRAPII ou do Polo de Inovação de Matão, entre em contato pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., no telefone (16) 3506-0700, ou via instagram, no perfil @pimembrapii. Se quiser conhecer um pouco sobre os projetos da Unidade que estão finalizados ou em execução, clique aqui.

registrado em: