Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > L3. Resíduos, sub/coprodutos e energia
Início do conteúdo da página

Linha 3 - Resíduos, subprodutos, coprodutos e energia nas indústrias de alimentos

Publicado: Sexta, 05 de Março de 2021, 21h12 | Última atualização em Sexta, 05 de Março de 2021, 21h12 | Acessos: 20

A linha de atuação em resíduos, subprodutos, coprodutos e energia deve atuar no desenvolvimento de projetos que transformem resíduos e rejeitos de empresas de alimentos em produtos com valor comercial, geração e economia de energia, obtendo-se, assim, adequados tratamentos com redução de impacto ambiental.

Uma justificativa da possibilidade de atuação dessa linha está em muitas das empresas de alimentos já possuírem lagoas e sistemas de tratamento de efluentes, no entanto sem o devido aproveitamento para produção de biogás. Como cada efluente é diferente, justifica-se o desenvolvimento de projetos específicos para cada empresa, com os fatores próprios a cada unidade. Em outro exemplo, o Campus Matão conta com projetos para estudo de otimização de produção de biodiesel com óleos e gorduras residuais.

Existem empresas interessadas em dar continuidade a tal pesquisa para efetivá-la como negócio, sendo necessários ajustes e desenvolvimentos através de novas pesquisas, para que tal projeto seja implementado realmente como inovação. O Campus já conta com equipamentos para tal destinação (biodigestor e planta de fabricação de biodiesel) e está na iminência de receber galpão para instalação dos mesmos, conforme maiores detalhamentos adiante no item de infraestrutura desta proposta.

Fim do conteúdo da página