Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Equipe > Menu Principal > Linhas de Pesquisa > Linha de Pesquisa 1 - Pesquisa e desenvolvimento de processos e métodos de análise de alimentos
Início do conteúdo da página

Linha de Pesquisa 1 - Pesquisa e desenvolvimento de processos e métodos de análise de alimentos

Publicado: Segunda, 09 de Setembro de 2024, 11h07 | Última atualização em Terça, 08 de Outubro de 2024, 16h44 | Acessos: 406
imagem sem descrição.

A linha “Pesquisa e desenvolvimento de processos e métodos de análise de alimentos” atua na pesquisa, desenvolvimento e inovação em dois aspectos: os processos produtivos do setor de alimentos, e os métodos de análise empregados no setor. Em ambos os cenários, a linha trabalha com inovações que proporcionem resultados rápidos para tomada de decisão e otimização/correção de processos que, naturalmente, contribuem para o aumento da qualidade dos alimentos.

Sobre o primeiro aspecto - os processos produtivos - a linha de pesquisa compreende a modelagem, a simulação e a otimização dos processos industriais da fabricação de alimentos. A modelagem é o ponto de partida de um processo de produção, responsável por gerar fluxogramas e diagramas que detalham as tarefas, as equipes responsáveis, as conexões e o fluxo de trabalho que a empresa deve seguir. A etapa da simulação trabalha com o que seu nome indica: em pequena escala, o fluxo de produção é testado, para identificar se funciona como inicialmente previsto ou se há estágios com problemas ou perdas. Por fim, a otimização aborda como processos já estabelecidos dentro de uma indústria podem ser melhorados, sem a necessidade de mudanças radicais e custosas.

Na indústria de alimentos, processos produtivos eficientes de ponta a ponta evitarão prejuízos com a perda, na cadeia produtiva, de produtos perecíveis e delicados, em etapas como o estoque de matéria-prima, a movimentação dos materiais dentro da planta, a espera desnecessária entre uma etapa e outra, e o transporte do produto até o consumidor. A importância de alcançar a melhor eficiência na produção é enorme: custos extras gerados por processos deficitários acabam repassados ao preço final de venda, tornando o produto menos competitivo no mercado.

O segundo aspecto da linha de pesquisa – os métodos de análise – corresponde aos métodos aplicados no controle de qualidade para novos alimentos, ou no desenvolvimento de métodos nunca organizados para alimentos já estabelecidos.

Os métodos de análise são essenciais nos chamados processos de validação, a etapa da cadeia produtiva em que se verifica se o produto atende às expectativas e requisitos estabelecidos para ele. Um método eficiente não deve somente atestar a qualidade da produção, mas precisa ser construído de modo a garantir sua própria confiabilidade nas análises que executa. Os projetos de pesquisa voltados aos métodos de análise podem interessar a laboratórios que realizam controle de qualidade, ou a indústrias que buscam certificações como a ISO 17025, selo que garante a qualidade e confiança dos resultados atingidos via análise. Empresas auditadas e certificadas tem espaço ampliado no mercado nacional e internacional, aumentando sua capacidade de negócios.

O Polo de Inovação de Matão – Unidade EMBRAPII está pronto para conduzir projetos, junto de seus pesquisadores credenciados, que façam a diferença na cadeia produtiva de alimentos. Como descrito no texto, as perdas em processos produtivos inadequados e sem garantias de qualidade podem custar caro a uma indústria, e esse cenário pode ser revertido com o emprego de tecnologia e de inovação.

 

Pesquisadores credenciados para atuar na linha de pesquisa

 

Alexandre Cestari (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

http://lattes.cnpq.br/7316036486547637


Ana Paula Mazzini Lima (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

http://lattes.cnpq.br/5336965542771788


Aristeu Gomes Tininis (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

http://lattes.cnpq.br/8337771861251036


Carolina Lourencetti (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

http://lattes.cnpq.br/4911262078091389


Caroline Peters Pigatto De Nardi (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

http://lattes.cnpq.br/7774558456760612


Christiann Davis Tosta (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

http://lattes.cnpq.br/1331309930548359


Filipe C. Dalmatti Alves Lima (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

http://lattes.cnpq.br/9691181918031689


Guilherme Christiani (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

http://lattes.cnpq.br/6499612855373493


Guilherme Francisco Pegler (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

http://lattes.cnpq.br/6600147460290032


José Antonio Maruyama (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

http://lattes.cnpq.br/5287836991245906


Liliana Figueiredo Ramos (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

http://lattes.cnpq.br/7711365458269118

Fim do conteúdo da página