Ir direto para menu de acessibilidade.

EMBRAPII para estudantes

Publicado: Domingo, 06 de Outubro de 2024, 07h41 | Última atualização em Terça, 08 de Outubro de 2024, 16h39 | Acessos: 56
imagem sem descrição.

Nesta seção, você encontra tudo o que precisa saber sobre como fazer parte de um projeto EMBRAPII durante o seu período de estudos, seja como estudante voluntário ou bolsista

1. Sobre a EMBRAPII

2. Sobre o Polo de Inovação de Matão

3. Como participar de um projeto EMBRAPII - Banco de Talentos

4. Desenvolvimento de soft skills

5. Por onde começar

1. Sobre a EMBRAPII

A EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), desde 2013, atua fomentando a inovação na indústria brasileira, através da oferta de recursos financeiros não-reembolsáveis, isto é, que não precisam ser devolvidos, provenientes do Governo Federal, para a realização de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) voltadas às demandas da indústria.

Logotipo da EMBRAPII

A EMBRAPII atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. Ao compartilhar riscos de projetos com as empresas, o objetivo é estimular o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força competitiva das empresas tanto no mercado nacional como no internacional.

2. O Polo de Inovação de Matão

Desde 2020, nosso Polo de Inovação é a Unidade EMBRAPII do Instituto Federal de São Paulo, credenciada para desenvolver projetos inovadores da área da Tecnologia e Engenharia de Alimentos. O Polo está situado na cidade de Matão, interior do estado de São Paulo, no campus do IFSP local, que oferece cursos de nível técnico integrado ao Ensino Médio, de nível superior e de pós-graduação lato sensu, dentre os quais estão o curso técnico em Alimentos integrado ao Ensino Médio e, em nível superior, o curso de Engenharia de Alimentos.

Logotipo do Polo de Inovação de Matão

A Unidade oferece recursos financeiros não-reembolsáveis, infraestrutura de última geração, e pesquisadores qualificados para atender às demandas tecnológicas na área credenciada de Tecnologia e Engenharia de Alimentos, em três linhas de pesquisa: (1) Pesquisa e desenvolvimento de processos e métodos de análise de alimentos; (2) Desenvolvimento de novos produtos e agregação de valor; e (3) Resíduos, subprodutos, coprodutos e energia nas indústrias de alimentos. Você pode conhecer mais sobre a atuação de cada linha clicando aqui.

3. Como participar de um projeto EMBRAPII - Banco de Talentos

Para participar de um projeto EMBRAPII, o estudante interessado deve fazer seu cadastro no Banco de Talentos, a base de dados do Polo de Inovação de Matão que contém informações sobre os pesquisadores e estudantes interessados em atuar nos projetos. Você pode saber mais sobre como fazer seu cadastro e a documentação necessária clicando aqui.

Podem se cadastrar no Banco de Talentos somente alunos da rede do Instituto Federal de São Paulo, de qualquer nível de ensino (técnico, superior ou pós-graduação). Os estudantes podem participar como voluntários, isto é, sem nenhuma remuneração, ou como bolsistas. O período de participação depende das necessidades do projeto, e o valor das bolsas pode ser consultado aqui.

Uma vez cadastrado no Banco de Talentos, o estudante pode ser recrutado pelos coordenadores do projeto, se seu perfil se adequar às necessidades do trabalho a ser executado.

4. Desenvolvimento de soft skills

Além de participar da execução de alguma das etapas do projeto EMBRAPII, os estudantes também receberão formação na área de recursos humanos, que visa o aperfeiçoamento de suas práticas profissionais e acadêmicas – as chamadas soft skills. Isso acontecerá por meio de tarefas do próprio projeto, bem como cursos oferecidos via plataforma Moodle, que lidam com habilidades como gestão, comunicação e empreendedorismo.

5. Por onde começar

Para fazer parte de um projeto EMBRAPII, seu primeiro passo é se cadastrar no Banco de Talentos, e aguardar até que seu perfil seja selecionado para algum trabalho. Se você tiver alguma dúvida, ou quiser conhecer mais sobre as ações da EMBRAPII ou do Polo de Inovação de Matão, entre em contato pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., no telefone (16) 3506-0700, ou via instagram, no perfil @pimembrapii. Se quiser conhecer um pouco sobre os projetos da Unidade que estão finalizados ou em execução, clique aqui.

registrado em: