Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Quem somos > Menu Principal > Linhas de Pesquisa > Linha de Pesquisa 2 - Desenvolvimento de novos produtos e agregação de valor
Início do conteúdo da página

Linha de Pesquisa 2 - Desenvolvimento de novos produtos e agregação de valor

Publicado: Segunda, 09 de Setembro de 2024, 07h17 | Última atualização em Terça, 08 de Outubro de 2024, 16h44 | Acessos: 219
imagem sem descrição.

A Linha de Pesquisa 2, denominada “Desenvolvimento de novos produtos e agregação de valor”, tem por objetivo a ampliação da capacidade de negócios de uma empresa, baseada nos dois pilares de seu nome: a criação de novos produtos a partir das matérias-primas já dominadas pela empresa, e a agregação de valor a seus produtos já estabelecidos, de modo a torna-los diferenciados em um mercado sempre competitivo. Com estes dois mecanismos, os projetos contratados junto ao Polo de Inovação de Matão – Unidade EMBRAPII promovem o aumento do portfólio de negócios da empresa e, simultaneamente, o desenvolvimento dos arranjos produtivos da indústria de alimentos.

O Brasil é um dos campões mundiais de produção de alimentos, de origem vegetal e animal, e esta força é observável nas exportações do país. Em 2023, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o Brasil exportou 167 bilhões de dólares em alimentos, um aumento de 5% em relação a 2023. Estes números, contudo, são principalmente puxados pelas chamadas commodities, matérias-primas brutas que podem ser estocadas e que mantém suas características, como café, milho, trigo, carnes etc. O maior exemplo de commodity nacional é a soja: em 2023, foram exportadas mais de 100 milhões de toneladas do grão, ao preço de 53,2 bilhões de dólares, ou 16% de tudo o que o país vendeu para fora.

O foco estrito na produção de commodities para exportação pode se tornar um problema ao país, já que os preços das mercadorias dependem do cenário externo e da competição com outros produtores mundiais. Daí a necessidade da ampliação da indústria de transformação e da agregação de valor nos alimentos, que trará retornos nos mercados interno e externo. O aproveitamento dos alimentos de maneira integral é benéfico tanto ao produtor quantos para as empresas de processamento e para os consumidores, evitando perdas e gerando ganhos financeiros.

Tomemos um exemplo prático desse cenário: nem todos os vegetais, frutas e hortaliças produzidos chegam às gôndolas dos mercados e feiras, por terem aparência disforme ou sofrerem algum dano durante a colheita. Ao invés de serem descartados, eles podem ser reaproveitados como insumos para indústrias de alimentos que irão processá-los e incorporá-los em seus produtos. Assim, ao invés de pensar em uma produção de alimentos que separa seus resultados em produtos de interesse e resíduos ou subprodutos de baixo valor, é possível entender este segundo grupo como um mundo de oportunidades para produção de aromatizantes, padrões analíticos, compostos bioativos, nutracêuticos, biomateriais, embalagens, subprodutos para outros processos produtivos, etc.  

O Polo de Inovação de Matão – Unidade EMBRAPII está pronto para conduzir projetos, junto de seus pesquisadores credenciados, que façam a diferença na cadeia produtiva. Como descrito no texto, há muita riqueza e valor inexplorados na produção agropecuária brasileira, que podem ser alcançadas pela tecnologia e inovação.


Pesquisadores credenciados para projetos da linha de pesquisa


Cassia Maria de Oliveira (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

http://lattes.cnpq.br/8332048666190385


Claudia Regina Sgorlon Tininis (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

http://lattes.cnpq.br/1366193935168737


Ivânia Santos de Souza (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

http://lattes.cnpq.br/9437431287431592


Kelly Tafari Catelam (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

http://lattes.cnpq.br/2049397278545177


Márcia Luzia Rizzatto (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

http://lattes.cnpq.br/3043399319231301


Valéria Eleutério Pulitano (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

http://lattes.cnpq.br/6473805345988198


Vanessa Gonçalves Camillo (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

http://lattes.cnpq.br/0619066860254498

Fim do conteúdo da página